quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tunis, Praça Tahir, Puerta del Sol, por que não Cambui? Democracia Real ja!















Durante muito tempo falou-se que a população, sobretudo a juventude, estava alienada, apolitizada, sem conteudo nem propostas. Também sempre ouvimos que redes sociais (orkut, twitter, facebook, etc.) apenas serviam apenas como passatempo para o vazio na vida das pessoas.


Mas, quando Assange e o Wikileaks publicaram informações sobre a Diplomacia dos Estados Unidos, quando a população indignada com os Ditadores na Tunisia, no Egito usaram redes sociais para organizarem manifestações pacificas que derrubaram Regimes Totalitarios de décadas, agora na Espanha quando vemos milhares de jovens e nem tão jovens usando a Internet para organizar e coordenar manifestações e acampamentos em varias capitais espanholas exigindo mudanças e democracia real, todos esses movimentos pelo mundo mostram que os jovens estão mais politizados do que nunca, a população não tolera mais governos autoritarios nem democracias onde ela não tem seus interesses DE FATO atendidos.

Com a Internet, as pessoas estão interconectadas e podem organizar manifestações, exigir mudanças, exprimir suas insatisfações e propor soluções. Pessoas que estão longe umas das outras, podem usar o ambiente VIRTUAL para organizar dia, hora e lugar para uma manifestação REAL, um encontro, uma ação concreta. A Internet é uma ferramenta fundamental para a mobilização politica. Ela faz parte de uma cultura cada vez mais conectada, onde Tunisia contamina Egito que contamina Libia que contamina Espanha e , por que não, contamina Cambui, numa onda revolucionaria.


Foi através da Internet que surgiu coletivamente a ideia de Blogs, de comunidades e grupos no Facebook, topicos no Orkut, como um espaço para que todos os indignados em Cambui possam se manifestar. Não é o unico espaço, mas pode ser mais um que se junta às ruas, ao ambiente de trabalho, ao boteco, à praça, à igreja, ao templo, à esquina, ao ponto de onibus, ao caminho da roça, etc.


Ha uma insatisfação da população cambuiense, na cidade e na zona rural, com uma Democracia Representativa que representa precariamente os interesses da maioria, com uma Midia (TVs, jornais...) que praticamente não critica ou mostra os problemas da Cidade, que se cala diante do que é evidente, com Autoridades democraticamente eleitas e que parecem não ver que falta segurança, falta saude, falta lazer, falta apoio a movimentos culturais diversos, falta demonstração de amor pela cidade.


Ha aqueles que dizem que de nada adianta reclamar, é preciso apontar soluções. No entanto, as soluções não existem prontas no mercado ou na cabeça de um so individuo, elas dependem de uma movimentação COLETIVA que começa SIM com a capacidade que o ser humano tem de se indignar diante do intoleravel, do injusto, do vergonhoso. É no movimento coletivo que as soluções começam a aparecer, a serem inventadas pelos participantes unidos em torno de um unico objetivo : o bem comum. Isso faz parte da Democracia Real.

Convidamos aos cidadãos cambuienses para contribuirem cada um com o que puder, apontando problemas, sugerindo soluções, participando de discussões, organizando encontros e até atos e manifestações que expressem o descontentamento.

Ser cidadão é cumprir seus Deveres, mas também seus Direitos e um deles é o Direito ao livre pensamento e à manifestação pacifica. Manifestar não é crime, é um Direito garantido pela nossa sagrada Constituição.


Vamos exercer nosso Direito, cidadãos cambuienses!

Salve Cambui!


Escrito por: CLÉBER LAMBERT

25 de maio de 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário